Você conhece os benefícios do banho e tosa para o seu animal?

Se você não conhece, você precisa ler esse artigo até o fim para descobrir.

O banho e a tosa não servem apenas para deixar o seu pet limpinho. Eles também estão relacionados com a higiene do seu amigo peludo.

É comum que donos pensem apenas no lado estético, ou seja, que o serviço de banho e tosa deixará o pet bonito e cheiroso. Porém, esses serviços são bem importantes para a saúde do animal.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para você. Nele você vai descobrir quais são os benefícios do banho e tosa.

E não é apenas para os cachorros que esse serviço é indicado. Os gatinhos também precisam ser higienizados. Vamos saber mais sobre essa prática? Continue acompanhando o post.

Veja os tópicos a baixo:

  1. Traz mais vida para o pelo do animal;
  2. Elimina fungos e bactérias;
  3. O acompanhamento de feridas e problemas de pele é facilitado;
  4. Promove o bem-estar dos pets;
  5. Reduz a incidência de bolas de pelo;
  6. Dica Extra: Os gatos também precisam de cuidados especiais.

Conheça os Benefícios do banho e tosa

Benefícios do banho e tosa para os pets

É comum que alguns animais não se adaptem bem a esse ritual de higiene. Por conta disso, ainda há muitos donos que possuem dúvidas com relação a esses procedimentos.

Entretanto, uma coisa é certa: os cuidados com a higiene do pet não trazem benefícios apenas para o animal. Claro que, com o banho e a tosa, o seu pet será mais saudável e terá mais conforto e bem-estar.

Mas os donos também são beneficiados porque, uma vez que o seu pet está limpo, as chances de ele transmitir alguma doença diminuem.

Por isso, essa prática é tão importante e não deve ser deixada de lado.

Conheça agora os benefícios do banho e tosa para o seu animal.

Lista de benefícios do banho e tosa

1 – Traz mais vida para o pelo do animal

Uma pelagem saudável e bonita não depende apenas da escovação diária ou de uma boa alimentação. O banho e a tosa realizados de forma regular também são peças chave para que a pelagem fique saudável.

Isso porque, o banho e a tosa retiram os pelos mortos e evitam que o pelo caia e fique cheio de nós. Dessa forma, a pelagem vai crescer sempre bonita, forte e saudável. E quer saber um segredinho? Os animais amam ostentar uma pelagem vistosa.

2 – Elimina fungos e bactérias

O banho e a tosa são responsáveis por eliminar fungos e bactérias que ficam no pêlo do animal e podem trazer várias doenças para os pets.

Quando o pêlo morto é eliminado, a chance das bactérias se instalarem nos pets é bem menor. Dessa forma, seu peludo terá mais saúde e qualidade de vida.

3 – O acompanhamento de feridas
e problemas de pele é facilitado

Não é fácil notar problemas ou doenças de pele nos animais. Por vezes, fica difícil notar até mesmo feridas causadas por parasitas, como pulgas e carrapatos, especialmente se o seu pet for muito peludo. Por isso, o banho e a tosa são essenciais para acompanhar como anda a saúde do seu pet.

Durante o serviço de banho e tosa, o profissional vai analisar se há ou não a existência de parasitas no animal. Ele também ficará responsável por verificar se há feridas na pele do seu peludo.

Dessa forma, caso o seu pet tenha algum problema, o profissional poderá encaminhar o seu pet para um veterinário. Assim ele poderá tomar as medidas necessárias para reverter o quadro para que seu animal fique saudável novamente.

Além disso, com o pelo saudável, limpo e aparado, fica mais fácil que os próprios donos façam esse acompanhamento. Assim é possível que eles descubram possíveis problemas de pele que o animal venha a adquirir.

4 – Promove o bem-estar dos pets

Quando eles voltam limpos e cheirosos, fica nítido a sensação de bem-estar. Os pets ficam mais alegres e relaxados.

A tosa higiênica também vai garantir que alguns pêlos sejam eliminados. Por exemplo, a região da genital, da barriga, das orelhas e das patinhas precisam de uma atenção maior.

E isso vale principalmente para os gatos. A mobilidade deles pode ficar mais reduzida caso não seja feita a tosa correta nas suas patinhas.

5 – Reduz a incidência de bolas de pelo

Um dos principais problemas dos animais peludos, é a incidência de bolas de pêlo.

Essa incidência é causada por pêlos que acabam sendo engolidos durante a higiene diária dos pets. Essa higiene acontece quando eles se lambem e isso vale tanto para cães, como para gatos.

Quando os pets passam pelo serviço de banho e tosa regularmente, o excesso de pelagem morta, que poderia ser engolido é retirado. Isso reduz a incidência de pêlos, além de problemas secundários, como a obstrução intestinal.

Banho e Tosa para Gatos

Dica Extra:
Os gatos também precisam de cuidados especiais

As dicas anteriores servem tanto para cachorros, como para gatos. Porém, além dessas instruções, os gatinhos também precisam de outros cuidados.

Confira algumas dicas para você saber o que é melhor para o seu felino.

  • Caso o seu gatinho seja muito medroso, desconsidere a ideia de tosá-lo. Isso porque ele pode se assustar e acabar se machucando, por não ser acostumado a ser manuseado por outras pessoas;
  • Procure um local de referência e que seja especializado no banho e tosa de gatos.
  • Há a opção de fazer apenas a tosa higiênica, que consiste em retirar os pêlos da barriga, das patinhas e da genital do seu pet. Isso ajuda a diminuir a temperatura em dias mais quentes e facilita para que seu gato faça suas necessidades sem se sujar;
  • Caso você não queira tosar o seu gato, opte pela escovação diária. Isso vai ajudar a desembaraçar os pêlos, além de tirar o excesso de pêlos mortos;

Agora você conhece os benefícios do banho e tosa para o seu pet, não deixe de realizar o serviço sempre que julgar necessário. Até mais!

Summary
Conheça 5 benefícios do banho e tosa para o seu pet!
Article Name
Conheça 5 benefícios do banho e tosa para o seu pet!
Description
Você conhece os benefícios do banho e tosa para o seu animal? Se você não conhece, você precisa ler esse artigo até o fim para descobrir.
Author